Otimização de sites, o que é?

A otimização de sites, também conhecida como Search Engine Optimization (SEO), são técnicas utilizadas e reconhecidamente eficazes para melhor posicionar seu site nos mecanismos de busca da internet, gerando assim mais visibilidade para o seu negócio nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca (Yahoo!, Google e Bing).

A estratégia consiste em otimizar seu site para receber acessos relevantes de acordo com as palavras-chave de seu negócio e passa por várias técnicas, já que o Google por exemplo, utiliza mais de 300 (trezentos) fatores para avaliar um site.

Alguns fatores importantes:

  • Links de sites de alta relevância;
  • Diversidade de links;
  • Links em textos;
  • Conteúdo original;
  • Palavras-chaves;
  • Redes Sociais;
  • Quantidade relativa de textos;
  • Imagens;
  • Sitemap;
  • Link Canonical;
  • Página Sobre nós extensa;
  • Sites Otimizados para celulares e Tablet’s;
  • Velocidade de carregamento;

Esses são apenas alguns fatores que ajudam na otimização de um site. Poderíamos listar aqui mais de 200 e mesmo assim não teríamos listados todos.

Resultados Orgânicos Vs. Links Patrocinados

Os resultados orgânicos dependem de um bom trabalho para otimizar o site, já o resultado pago depende de recursos financeiros investidos nos mecanismos de busca.
Você pode aparecer em primeiro lugar na busca de alguém rapidamente, basta pagar para isso – pode ser bem caro.

Os Links Patrocinados vivem de campanhas das empresas, assim você divulga o seu site e paga uma determinada quantia por clique. Dessa forma, você tem um orçamento diário. Quando é atingido esse orçamento a sua campanha para de ser exibida e seus potenciais clientes não te enxergam mais.

Já os resultados orgânicos independem de horário e não existe orçamento para investimentos nos links patrocinados. Você aparece gratuitamente nos resultados, não existe pagamento por clique e nem orçamentos diários.

otimização de sites, como fazer?

1º O primeiro trabalho a ser feito são as estratégias On-Page.
Nessa estratégia é feito todo o estudo analítico do site em si, como imagens, palavras-chave, codificação HTML e demais informações que estão no site.
Após essa etapa, qualificamos o site como otimizado e partimos para a segunda estratégia.

2º O segundo trabalho é a estratégia Off-Page.
Nesse momento vamos fazer o trabalho externo, ou seja, tudo que não está nas páginas do site é verificado e corrigido, como por exemplo links externos, blog, diretório de arquivos e mais dezenas, se não, centenas de itens.

otimização de sites, faça você mesmo. Será?

Sim, claramente isso pode ser feito. Porém vamos atentar para alguns pontos que talvez influenciem no trabalho de otimização e acabe prejudicando seus resultados.

Conhecimento:

Você tem ou pretende adquirir o conhecimento necessário para fazer a otimização de sites? Você dispõe de tempo o suficiente para estudar todas as estratégias? Você é conhecedor da linguagem HTML? Você já obteve sucesso anterior com a otimização de sites?
Essas são perguntas cruciais, que você deve se fazer.

Tempo:
A otimização de sites é uma técnica de resultados de médio a longo prazo, se você se aventurar a fazer só saberá que está indo para o caminho certo ou não – após um bom tempo, ou seja, você desperdiçou energia, tempo e recursos em algo que não irá lhe beneficiar e pode, em alguns casos, até piorar a situação do seu site nos mecanismos de busca.

Por que devo contratar uma agência para otimizar meu site?

As agências com expertise em otimização de sites são fundamentais para esse serviço, afinal qualquer que seja o trabalho – para ele ser bem feito – precisa-se de experiência ou dedicação acima de tudo, não acha?

As Agências Digitais têm know-how nos processos, sabem utilizar as ferramentas e quais os pontos de uma otimização para gerar resultados.

Agências Digitais “milagrosas”, elas existem?

Infelizmente não!
Uma agência digital que te entrega prazos curtos de otimização e resultados na sua proposta comercial, na verdade – não sabe muito bem o que diz (ou até sabe que não é possível).
Como lido anteriormente nesse texto, a otimização de sites é um processo de médio a longo prazo. Tudo isso depende do ramo de atividade, concorrentes, condições do site, posicionamento atual, visibilidade em redes sociais e diversos outros fatores.
Podemos sim gerar resultados em 6 (seis) meses com otimização de sites, mas nesse caso o site já aparece em algumas das primeiras páginas, já tem uma boa estrutura e assim conseguimos inseri-lo na primeira página um pouco mais “rápido que o normal”.
Existe Black Hat SEO, uma forma errada de se fazer SEO. Dessa forma sua empresa alcança mais rapidamente as primeiras posições do Google, Bing e Yahoo!, porém sai de lá tão rápido quanto entrou. Pois os motores de busca identificam e PUNEM os responsáveis, ou seja, sua empresa. Cuidado!!!

O importante não é chegar as primeiras posições dos resultados orgânicos, mas sim, continuar nos primeiros resultados.

Conclusão

Tentamos de várias formas explicar essencialmente e sem rodeios o que é a otimização de sites e seus benefícios para as empresas.
Podemos finalizar dizendo que tudo isso é uma grande estratégia que traz resultados a médio e longo prazo para sua empresa.
Pensando em resultado imediato deve-se investir em Links Patrocinados, porém também deve-se manter o investimento na otimização de sites.
Estabelecer objetivos claros para o futuro de sua empresa é essencial e isso fará sua organização sobreviver. Se você não faz SEO, seu concorrente faz.
O objetivo da sua empresa é vender, seja produto ou serviços. Você precisa dessa estratégia comercial. Segundo estudos, estimasse que a otimização movimentou cerca de 19 Bilhões em 2015.

Forte abraço

Maicon Alvim