O que é uma página 404?

Essa é uma página de erro, o famoso HTTP 404, indicando que a página que o usuário tentou acessar não existe. Pode ter ocorrido um erro de digitação de URL por parte do usuário, a página pode ter sido excluída ou ainda o link estar corrompido.

Qual a função da página 404?

A função dessa página é informar ao usuário que sim, ele encontra-se no nosso site, mas não, a página que ele tentou acessar não existe ou está indisponível.

Qual o objetivo disso?

Simplesmente, manter o usuário em seu site. Ao exibir uma página HTTP 404 mais simpática, você polpa o usuário de retornar a página anterior para procurar outros links e navegar.

Além disso, você ganha “pontos” com os motores de busca, pois eles acham legais as páginas de erro 404.
Claro, essa página deve seguir o layout do seu site, para que o usuário perceba que “algo deu errado”, mas que ele permanece no site que acessou, isso é bem legal!

Veja alguns exemplos de páginas de erro 404:

Banco (clique aqui):
erro_404_banco

E-commerce (clique aqui):
erro_404_loja

Portal (clique aqui):
erro_404_portal

Ydealis (clique aqui):
erro_404_ydealis

O que a página 404 deve informar?

A informação que não pode faltar é que a página procurada não existe, agora as demais informações vão de acordo com o seu site.

Por exemplo, vemos no exemplo acima da loja virtual, que depois de informar que aquela página não existe, ela passa algumas promoções para esse usuário.

O site do banco, mostra uma seta bem grande apontando para um menu suspenso, para que o cliente volte a navegar.

OK, agora como a página 404 vai aparecer?

Agora o usuário que tentar acessar uma página que não existe no seu site, vai ter uma página de erro HTTP 404 personalizada para visualizar. Muito bem, mas como vamos direcionar todas as páginas que não existem para a página 404 criada por você? Simples.

Na raiz da sua hospedagem, você deve ter um arquivo chamado “.htdocs”, certo?

Muito bem, vamos editar esse arquivo da seguinte forma, em alguma linha desse doc (linha em branco), você irá escrever:

errordocument 404/404.php

Obs. Lembrando que salvei a minha página como 404.php, se você salvou como erro.html, coloque 404/erro.html e assim por diante.

Salve o arquivo e teste.

Forte abraço.